Regras da Liga F1 Portugal

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CAMPEONATO


Cada edição do Campeonato Português de F1 Virtual é composta por 10 etapas (corridas) previamente divulgadas, com duração média de 2 meses.Plataforma: CONSOLA PLAYSTATION 4Não organizamos campeonatos para PC e Xbox.Sobre os CARROS


DESEMPENHO IGUAL, ou seja, independente da equipe os carros terão a mesma performance.Já quanto a formação das equipes, ela é automática, oriunda exclusivamente da classificação final do piloto na edição anterior.* As excepções ocorrem quando há necessidade de encaixes de pilotos em vagas abertas momentos antes de iniciarmos uma nova edição, ou com a edição em andamento.

Regra 1 – DO SOBE E DESCE ENTRE CATEGORIASSUBIDAS E DESCIDAS

  • Os últimos 4 classificados da Liga Gold descem para a Liga Silver.
  • Os 4 primeiros lugares da Liga Silver sobem para a Liga Gold.
  •  Os 4 últimos classificados da Liga Silver descem para a Liga Bronze.                                                                          
  • Os 4 primeiros da Liga Bronze são promovidos a liga Silver.
  • Os 4 últimos classificados da Liga Bronze descem para os Reservas
  • O piloto que for promovido para a subida ou descida de categoria, ou seja que esteja colocado no Top 4 e nos últimos 4 classificados e por algum motivo não seguir esta sequência será colocado nos reservas ou na Categoria Inferior. 

    O piloto que for promovido para a subida ou descida de categoria, ou seja que esteja colocado no Top 4 e nos últimos 4 classificados e por algum motivo não seguir esta sequência será colocado nos reservas ou na Categoria Inferior. Por sua vez, os pilotos sobem por ordem da classificação. Por exemplo caso o primeiro classificado da Liga Silver não suba para a Liga Gold, o 5 classificado subirá automaticamente para 4, e será promovido para a Liga Gold.
    Os reservas durante a temporada entram por ordem de inscrição, caso não esteja a decorrer um campeonato para eles. Por sua vez no final da temporada é realizada uma corrida de seleção para os pilotos reserva, onde o Top 4 garantirá a sua presença nas Ligas oficiais da LF1PT.
    O piloto que por algum motivo não queira permanecer na sua divisão, é despromovido para os reservas. Dando assim oportunidade aos pilotos que estão em espera de participar na liga. 

    CARROS E EQUIPAS

    Os primeiros 10 classificados no inicio da nova temporada podem escolher o seu carro e colega de equipa. Serão contactados pelo Staff, por ordem da tabela oficial, e será lhes dada esta oportunidade.
    Os pilotos tem de escolher um colega de equipa que tinha ficado fora do Top10 dentro da sua divisão. Se por algum motivo, um dos pilotos que ficou no Top10 e ia escolher carro, não participar na próxima temporada, será o Top 11 a escolher e assim sucessivamente.

    OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

    É dever dos participantes respeitarem o sobe e desce entre as Categorias (divisões), visando sempre manter o equilíbrio entre os participantes, com a excepção por motivos de indisponibilidade (justificados e aceites pela direcção do campeonato.Caso algum piloto desista de participar do campeonato, já sendo respeitado o sobe e desce de pilotos entre as categorias, a direcção ficará livre para fazer encaixes visando sempre fortalecer o grid da Categoria.

    TABELAS OFICAIS DA LF1PT

    São colocadas aos sábados no site da liga – www.ligaf1pt.com

    DISCORD
    O discord é apartir do final da 2º epoca da LF1PT o unico meio de comunição entre todos os membros da Liga.
    O Staff informa também que poderá contactar os pilotos mais experientes na LF1PT para possiveis opiniões sobre melhorias, mas todos os membros são convidados a enviar sugestão pelo canal próprio no discord.

    TRANSMISSÕES DAS CORRIDAS

    Todas as corridas da divisão Silver e Gold são transmitidas no canal de youtube da liga. A divisão Bronze até ao momento não tem transmissão pois é um escalão de acesso as ligas Silver e Gold.

    Horarios: 
    Bronze – 2F – 22H00
    Silver – 3F – 22H00 
    Gold – 4F – 22H00

      Regra 2 – DAS PREMIAÇÕES

    • TROFÉU APENAS PARA OS CAMPEÕES DE CADA DIVISÃO;
    • REGISTO NO HALL DA FAMA NO SITE DA LIGA.
    • O TOP 10 recebe um diploma digital , bem como o campeão do campeonato de construtores.
    Regra 3 – DAS PONTUAÇÕES E RANKING
     
    PONTUAÇÃO: Dos 20 pilotos, pontuam apenas os 14 primeiros colocados, sendo
    1° – 25 pontos
    2° -22 pontos
    3° – 20 pontos
    4° – 18 pontos
    5° – 16 pontos
    6° – 14 pontos
    7° – 12 pontos
    8° – 10 pontos
    9° – 8 pontos
    10° – 6 pontos
    11° – 4 pontos
    12° – 3 pontos
    13° – 2 pontos
    14° -1 ponto

    Volta mais rápida: O piloto que fizer a volta mais rápida da corrida ganhará 01 ponto extra, desde que conclua entre os lugares pontuáveis.
    Os pontos serão concedidos a todos os pilotos que ao menos tenham participado de no mínimo 90%das voltas da etapa disputada.

    Em caso de empate no campeonato de pilotos ou equipas, serão seguidos os seguintes critérios de desempate: I – Número de vitórias; II – Número de Pole Position; III – Número de segundos-lugares, e assim subsequentemente, até maior número de décimos lugares;

    Regra 4 – DOS PILOTOS DAS OBRIGAÇÕES E DEVERES DE CADA PILOTO

    1. Serão permitidas 02 faltas por edição, ou seja, 25% do número de etapas oficiais. A partir da terceira ausência, fica a critério da direcção da Liga F1PT a exclusão imediata do piloto do restante do campeonato. Bem como todas as ausências devem ser anuncias aos DP correspondentes, é obrigatório.2. Cumprir o horário definido! Importante que todos os pilotos estejam online 15 minutos antes do início das corridas.
    3. Todos os pilotos são obrigados a gravar suas corridas, as imagens poderão ser solicitadas pela direção de prova para análises de possíveis incidentes (punição de -3 pontos pela falta de imagens quando solicitadas).
    (CLIQUE AQUI E APRENDA A GRAVAR Sua Corrida)
    4. Sugerimos aos pilotos que participam na Liga o uso de LF1PT_NOME Agradecemos a vossa compreensão.
    5. Nenhum piloto pode abandonar a corrida a meio, não são permitidas desistências forçadas.
    6. Os pilotos devem avisar sempre com antecedência alterações de nicks na PS4, o aviso deve ser comunicado aos Directores de prova da divisão em questão. Caso isso nao aconteça o piloto fica em risco para a não participação na prova.
    7. A direção da LF1PT recomenda que os pilotos nao façam comentários abusivos, nem desrespeitosos nas usas lives pessoais durante as corridas. Pois quem for denunciado, ou for apanhado a infligir esta regra será punido com expulsão.
    Zelamos pelo bem de todos os pilotos e o bom ambiente dentro da liga. Sejam bons colegas uns dos outros

    SELEÇÃO DOS CARROS NO LOBBY / CAR SELECTION
    É da responsabildiade de cada piloto fazer a seleção do carro certo para a corrida. Se o mesmo escolher um outro modelo sem ser o que lhe foi atribuído será desqualificado da corrida.

    DIREITOS DE IMAGEM
    – O piloto inscrito e participante está autorizando automaticamente a LIGA F1PT a ter o direito de utilização de imagem (caso seja disponibilizada) do mesmo nas transmissões, redes sociais ou outros tipo de plataforma, mesmo em caso de desistência ou exclusão da liga;OUTRAS PROIBIÇÕES:
    É proibido utilizar o modo IA (Inteligência Artificial) durante as classificações e corridas, mesmo em caso de Safety Car ou Virtual SC;
    É proibido haver beneficiamento entre pilotos de equipes diferentes. A direcção e qualquer piloto pode e deve pedir análise a essas situações.
    É proibido postar incidentes de corridas oficiais ou treinos livres nos grupos de whatsapp da liga.​
    É proibido em quali “cortar caminho” na volta de lançamento para volta rápida, o piloto tem de se manter no traçado correcto.
    É proibido usar usar nomes e nicks ofensivos, seja de que conteúdo ele for.

    Regra 5 – DAS CORRIDAS
    INFORMAÇÕES GERAIS DA CONFIGURAÇÃO NO LOBBY DE JOGO

    Todas as sessões serão configuradas para o horário oficial (de realização da F1) e da seguinte maneira no lobby

    FORMATO DOS LOBBYS / RACE FORMAT

    LOBBY SETTING => UNRANKED
    PARC FERME => ON
    QUALIFYING FORMAT => SHORT-QUALIFYING SESSION (18 MINUTES)
    RACE DISTANCE => 50% RACE DISTANCE
    WEATHER => DYNAMIC WEATHER
    SESSION TIME => OFFICIAL SESSION TIME
    DAMAGE => FULL VEHICLE DAMAGE
    CORNERING RULES => STRICT
    FORMATION LAP => ON
    SAFETY CAR => ON
    ERS ASSIST => OFF
    DRS ASSIST => OFF
    FUEL ASSIST => OFF
    PIT ASSIST => OFF
    PIT RELEASE ASSIST => OFF
    GHOSTING => OFF

    DA SALA DE JOGO:

    A organização abrirá a sala de jogo (lobby) e enviará os convites com 15 minutos de antecedência do horário oficial da corrida. Após iniciada a transmissão, quem perder a conexão restará apenas tentar voltar para a sala de jogo. 

    Os pilotos tem de estar pronto para iniciar a corridas às 21h55, será dado um tempo de espera de 5 minutos caso exista um problema até as 22h00

    PROBLEMAS DE CONEXÃO APÓS INICIADA QUALIFICAÇÃO/CORRIDA

    Caso ocorra algum problema durante a etapa por motivo de erro do jogo (bug), conexões com a internet, Play Station Network (PSN) sem conexão, etc., que seja necessário reiniciar a corrida devido um percentual elevado (50% do grid) de desconexão dos pilotos com a sala de jogo, será aberta uma nova sala com a seguinte configuração:
    – A sala será configurada conforme descrito no início deste tópico
    Excepção: caso no momento do reinício da corrida, já tenha se passado mais do que 20 minutos, e a direção entenda que já não existem condições para se realizar, a mesma será cancelada. Após analise o departamento responsável pela divisão em questão, informará se a corrida é adiada para uma outra data ou se é mesmo cancelada do campeonato apenas naquela divisão. 

    ABANDONOS DE CORRIDAS

    1. Não é permitido ABANDONAR as corridas a meio, nem durante a qualificação. 

    • PENALIDADE GRAVE 

    2. Caso um piloto tenha de sair antes do lobby iniciar a sessão, deverá faze-lo nesse instante. Isto para que o carro não entre em prova. 

    3. É totalmente ilegal provocar abandonos forçados durante a corrida, caso se venha a provar o mesmo será punido severamente.   

    • PENALIDADE GRAVE 

    ABANDONOS DE QUALIFIAÇÃO // RETIRING ON RACE OR QUALIFYING

    1 – Durante a seção de qualificação não e permitido qualquer abandono na pista, apenas o podem fazer dentro da via das boxs.

    PRIMEIRA INFRAÇÃO => Aviso Oficial
    SEGUNDA INFRAÇÃO => -3 pontos
    TERCEIRA INFRAÇÃO => -6 pontos

    PARTICIPAÇÃO NA CORRIDA

    Todo piloto que completar ao menos 90% da distância total do Grande Prêmio será classificado, mesmo que não esteja mais na pista quando a bandeirada final for dada ao vencedor da prova.Todos os pilotos inscritos são obrigados a participar desde o momento de arranque da prova.
    Cada categoria terá um director de prova designado pela direcção da liga.

    SAFETY CAR ou VSC

    O SC ou VSC entram em pista para regularizar a corrida caso aja um acidente grave. Neste situação os pilotos são obrigados a conduzir de forma prudente e devem deixar espaço para evitar os contactos, bem como ter cuidados com os limites de pista. Ao mesmo tempo não podem deixar uma gap grande perante os carros da frente.

    As penalidades por embate no carro da frente ou por track limits durante o SC ou VSC não são retiradas a não ser que seja provado a existência de um bug de jogo através das imagens do piloto.

    BANDEIRAS AZUIS // BLUE FLAGS/BACKMARKERS

    É da responsabilidade de todos os pilotos respeitar uma situação de bandeiras azuis. Os pilotos que tiverem a ser dobrados devem mal seja possível facilitar a ultrapassagem de forma segura.
    Os pilotos que estão a dobrar tem também de ter prudência caso exista uma luta entre bandeiras azuis ou a pista seja estreita.

    Os pilotos dobrados que não cumprirem com esta regra sofrem as seguintes penalidades:

    PRIMEIRA INFRAÇÃO => -5 pontos
    SEGUNDA INFRAÇÃO => -6 pontos
    TERCEIRA INFRAÇÃO => RACE BAN

    FORMATION LAP

    Durante a volta de formação os pilotos devem seguir as seguintes regras:

    – Manter a sua posição no grid.
    – Ultrapassar e colocar o modo pausa / AI é proibido.
    – Deixar espaço suficiente entre o carro da frente para evitar contactos.

    PRIMEIRA INFRAÇÃO => Aviso Oficial
    OUTRAS INFRAÇÕES => -3 pontos

    STREAMING/LIVE BROADCASTS –  PILOTOS
    Todos os pilotos podem realizar stream das suas corridas, mas caso algum dos mesmos seja apanhado a denegrir a imagem da liga ou a insultar algum piloto será punido da seguinte maneira.

    PRIMEIRA INFRAÇÃO => -6 PONTOS PUNIÇÃO GRAVE
    SEGUNDA INFRAÇÃO => RACE BAN
    TERCEIRA INFRAÇÃO => EXPULSO DA LF1PT

    Os pilotos serão também avisados caso estejam a criar problemas de conexão ao realizar streams durante as corridas.

    Regra 6 – DOS INCIDENTES NA CORRIDA
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Todo piloto que se sentir prejudicado por motivo de imprudência de pilotagem de outro piloto durante a corrida, deverá formalmente, encaminhar ao Director de Prova, a solicitação de analise do incidente para que o ocorrido seja investigado.
    O vídeo, com o momento exacto do incidente, OBRIGATORIAMENTE deve ser encaminhado para o Diretor de Prova via WhatsApp” // “Discord”. Não são aceites videos ou links da corrida completa!! 

    TRIBUNAL PARA JULGAMENTO

    Todas as penalidades serão analisadas e julgadas pelo Tribunal da Liga F1PT, composto diretores da organização que não façam parte da mesma divisão.

    * A direcção publicará o resultado no site em até 72 horas após o término da corrida.
    * Não será permitida a contestação do resultado da análise por parte do pilotos.

    TRIBUNAL Liga F1PT

    LIGA BRONZE – Bernardo Folhadela 
    LIGA SILVER – Bruno Rodrigues
    LIGA GOLD – Otavio Freitas 

    DOS PRAZOS PARA RECLAMAÇÃO

     1. O piloto que deseja solicitar a analise do incidente tem o prazo de 24 horas, após o término da corrida, para enviar ao Diretor de Prova as evidências (vídeo) referente ao incidente;

    • As imagens deverão ser, obrigatoriamente, da câmara onboard do carro do piloto que solicitou a analise do incidente. O video deverá ser enviado com todos os detalhes possíveis do momento do incidente e o nome do piloto infractor, bem como a volta do incidente.

    2. Todo piloto infractor deverá apresentar, quando solicitado pelos membros do tribunal, seu vídeo de defesa para a devida análise. Na ausência do vídeo, independentemente das circunstâncias, este piloto será punido com a perda de até 3 pontos por incidente solicitado para analise.

    • Caso não tenha gravado sua corrida, poderá apresentar como imagem de defesa as da transmissão da organização, porém estará sujeito a punição caso as imagens sejam consideradas insuficientes para uma preciosa análise.

    Observação: Nos casos de advertência, a director passará orientações gerais no grupo da respectiva Categoria. Caso o piloto infrator seja reincidente, estará passível de punição mais grave.

    DOS PEDIDOS DE INVESTIGAÇÃO

    1. Todo piloto tem o direito de solicitar analise de incidente quantas vezes forem necessárias durante o andamento do campeonato. As solicitações serão analisadas, julgadas e publicadas no grupo da divisão correspondente.

    2. Todos os pilotos estão convidados a falar entre eles antes de enviar um lance a analise, pois irá promover o companheirismo, ir poderá se resolver sem punições. 

    Regra 7 – DAS PUNIÇÕES

    SISTEMA DE PENALIDADES DA LF1PT

    LEVE: -2 PONTOS
    MODERADA: -5 PONTOS
    GRAVE: -10 PONTOS

    1. O piloto que causar acidentes por falta de prudência ou propositados, e que venha causar prejuízos a outro piloto.

        Punição: Sujeito a perda de até 30 pontos no campeonato em curso; sujeito a não participação da qualificação para a próxima corrida (quando causado na largada ou nas voltas iniciais); Sujeito a exclusão do campeonato caso seja reincidente e haja de má-fé.

    2. O piloto que utilizar atalhos ou falhas do jogo que venha se beneficiar.  

       Punição: Sujeito a perda de até 10 pontos ou desclassificação da corrida.

    3. Na primeira volta a punição é aplicada a dobrar para os pilotos considerados culpados pelo tribunal da LF1PT.

    4. O piloto que ofender ou colocar em dúvida a idoneidade de qualquer outro participante ou membro da equipe de organização da Liga F1PT.
         Punição: Sujeito a exclusão do campeonato.

    5. O piloto que forçar o abandono da corrida será sujeito a uma punição muito grave.
        Punição: Race Ban  na corrida seguinte.

    6. O piloto que provocar de forma propositada um SC ou um VSC será sujeito a uma punição muito grave. E se por algum motivo, o mesmo incidente causar danos em pilotos adversários será retirado pontos ao piloto em questão.
        Punição: Race Ban na corrida seguinte. Perda de pontos em caso de colisões.

    7. Em qualquer momento não é permitido utilizar a opção “Reset to track / Regressar a pista”.
        Punição: penalidade grave ou Qualy Ban ou outra penalidade.

    8. Quando o lobby for reiniciado por ordem da direção de prova, e caso ja se tenha feito a qualificação, os pilotos devem recomeçar com os pneus exactamente iguais aqueles que usaram para se classificarem. Assim sendo o piloto que nao usar os mesmos pneus que a sua melhor volta em Qualy terá uma punição.

         Punição: Desclassificação da prova em causa.

    Estas são as punições base que podem ser aplicadas, mas todos os incidentes tem contornos diferentes. E assim sendo os Directores de Prova de cada categoria aplicaram a punição que for mais adqueada a situação.

    Regra 8 – Ajudas Permitidas e Lobby LOBBY – é formado de igual forma para todas as divisões